14 julho 2010

Forçar o ubuntu 10.04 iniciar em modo texto

Depois de algum tempo consegui mudar o modo de inicialização do ubuntu-desktop 10.04 para modo texto.
Para que isso aconteça, dois arquivos precisam ser modificados.


Primeiro iremos modificar o arquivo rc-sysinit.conf

sudo gedit /etc/init/rc-sysinit.conf

encontre a linha: env DEFAULT_RUNLEVEL=2


e modifique o numero 2 por 3
ficara assim:

env DEFAULT_RUNLEVEL=3

salve o arquivo.

Agora iremos modificar o arquivo gdm.conf

sudo gedit /etc/init/gdm.conf

encontre essas linhas que aparece na imagem


e modifique por:

start on (filesystem
and started hal
and tty-device-added KERNEL=tty7
and (graphics-device-added or stopped udevtrigger)
and runlevel [!3])
stop on runlevel [016]

salve o arquivo e saia.

reinicie o sistema, vai iniciar em modo texto
para iniciar a iterface grafica, basta digitar startx

13 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigado funcionou a 10000000 maravilha

Anônimo disse...

Muito obrigado, continie nos ajudando, pois esse Ubuntu esta ficando cheio de lenga lenga pra usar-lo, uma coisa que deveria ser simples mudar a runlevel do sistema tornou-se um transtorno pra mim.

Anônimo disse...

OLa gostaria de agradecer por esta DICA , pois ja ha varios dias tento em vao utilizar outras dicas , e sem sucesso , mas sua explicacao foi excelente e FUNCIONOU ,,, parabens

Marcos Ascencio

andre luiz disse...

Caro Kanazuchi,
Muito obrigado pela dica. Procurei e encontrei muitas. Todas anteriores falharam. Só a sua funcionou.
Apenas a título de explicação para os iniciantes, você poderia colocar um adendo sobre fazer uma cópia dos arquivos originais, e como trazê-los de volta, caso necessário.
sudo cp /etc/init/rc-sysinit.conf //etc/init/rc-sysinit.conf.bkp
sudo cp /etc/init/gdm.conf /etc/init/gdm.conf.bkp

Eu acho que seria isso, não é?
Obrigado mais uma vez, e até a próxima.

Aguilar disse...

Meu Amigo!!! Que Amigo de nós que és...
Eu, e com certeza muitos outros passaram por aqui e resolveram essa saga, que pelo menos para mim, foi uma luta para obter o resultado que consegui através da sua dica.
Muito Obrigado por dispor esse documento.

E convido a todos que utilizaram desta dica a comentar/agradecer a ajuda.

Até Mais

Raí Alves disse...

Cara eu fiz aqui no ubuntu que tenho instalado no vmware dentro do windows e agora não inicia nem no modo texto nem no modo com interface gráfica, apenas uma tela preta. E agora? Tem como recuperar?

Kanazuchi - É nozes disse...

aperta f2 nessa tela preta para abrir um novo terminal, caso não funcione reinstale o SO.
Desculpe a demora em responder.

Anônimo disse...

Obrigado pela dica. Aqui funcionou perfeitamente.

Anônimo disse...

Cara... funcionou a dica, porém eu gostaria que iniciasse direto no tty1 (ou outro terminal). Para isso, eu utilizei a dica do link:

http://mazanatti.info/index.php?/archives/26-Iniciando-Ubuntu-em-modo-texto.html

Abraços!

Liberalino Maia disse...

Muito obrigado pela dica, mestre! Acabei de testar e funcionou direitinho! Valeu mesmo. Quebrou um galhão!

Anônimo disse...

Amigo no meu nao existe o arquivo gdm.conf, no caminho especificado.

Anônimo disse...

No meu Ubuntu 12.10 não tem o gdm.conf, então alterei o lightdm.conf. Funcionou!!! Obrigado! Abçs. Fernando.

Kanazuchi - É nozes disse...

Anônimo; obrigado por compartilhar ;)

Postar um comentário