14 julho 2010

Criando um laboratório virtualizado para teste e estudos

Se você está fazendo algum curso ou faculdade sobre redes de computadores e não tem recursos para montar um laboratório fisico (com computadores de verdade) para estudar, você pode solucionar esse problema criando um laboratório virtual agora mesmo, igual ao que eu criei para efeito de estudos e testes de redes entre windows e linux utilizando o vmware-server (freeware).. 


Usando o vmware-server, eu criei um ambiente virtual com quatro guests (computador ou aplicação virtualizado) os quais dei os nomes de acordo com o sistema operacional instalado. 



Em um guest eu instalei o MikroTik ( Distribuição linux utilizada para transformar um simples computador em um roteador poderoso). O qual será responsavel pela distribuição da rede entre os demais computadores.
Em um segundo guest eu instalei o windows xp, o qual será util para configurar o MikroTik e para testar compatibilidade de rede entre o windows e o linux.
No terceiro guest eu instalei o ubuntu-desktop 10.04, sistema operacional que estou usando no momento.
E no quarto guest eu instalei o ubuntu-server o qual irei utilizar para servidor web-proxy transparente com o Squid e um servidor de ftp pessoal.



0 comentários:

Postar um comentário